Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Comunicação
Início do conteúdo
Assistência para animais - Imagem de Capa

Assistência para animais

Você tem o superpoder de salvar a vida de um bichinho. São milhares de cães e gatos que ainda estão esperando por um lar.

Quero adotar

  • Para quem mora no Rio Grande do Sul, basta escolher o seu animal e se dirigir até o abrigo para buscá-lo.
  • Para quem reside em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, nós fazemos o envio terrestre. As cidades para desembarque são Florianópolis/SC, Curitiba/PR e Cotia/SP.

Chatbot no WhatsApp

Ferramenta do Gabinete de Coordenação Estadual de Resposta à Fauna, chatbot no WhatsApp ofereceu um fluxo de autoatendimento conectado a uma plataforma que gerencia as interações. O chatbot permitiu obter informações sobre doações (como medicamentos, insumos veterinários, ração, cama, coleiras e roupas), cadastrar abrigos e se voluntariar para atividades através de formulários.

Mapeamento de abrigos para animais

Lançado em agosto de 2024 pelo Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), o Programa Emergencial de Manejo da População de Cães e Gatos em Abrigos está entre as estratégias do governo que tem como objetivo o cuidado de animais em situação de vulnerabilidade após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Com um investimento total de R$ 7,7 milhões, o programa viabiliza diversas ações voltadas ao bem-estar animal, como castração, microchipagem, alimentação, assistência veterinária e estímulo à adoção responsável, por meio da plataforma digital SisPetRS.

Manual com orientações para abrigos

Documento com orientações para os abrigos que receberam animais vítimas das enchentes, o manual tem informações sobre organização dos abrigos (atribuições e áreas), manejo dos animais (identificação e cuidados básicos), saúde e segurança (cuidados, bem-estar e gestão de resíduos) e estrutura operacional (equipes e ambulatório). Material é digital e baseado no Manual de Boas Práticas no Abrigamento de Cães e Gatos do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo. O público-alvo são equipes que atuam em abrigos.

Plataforma para reencontro de animais e seus tutores

O portal desenvolvido por voluntários centralizou informações sobre animais em abrigos com o objetivo de promover o reencontro entre os pets e seus tutores.

SOS Rio Grande do Sul